domingo, 13 de agosto de 2017

Trieste






Trieste é uma cidade do nordeste da Itália, no mar Adriático, e  comuna italiana da região do Friul-Veneza Júlia, província de Trieste, com cerca de 209.520 habitantes. Trieste foi uma importante cidade do Império Austro-Hungaro, do qual era o principal porto.
No século II a.C., Trieste tornou-se colónia romana com o nome de Tergeste. Prosperou sob o domínio romano e, depois da queda do Império Romano do Ocidente, ficou sob o controle do Império Bizantino até 788 d.C., quando passou a ser controlada pelos francos.
No século XII, Trieste tornou-se uma cidade livre e depois de séculos de batalhas contra a rival Veneza, pôs-se voluntariamente, em 1382, sob a proteção do duque de Áustria, passando a pertencer ao Império Austríaco, no qual permaneceu até 1918.
No ano de 1719, tornou-se porto franco e, como única saída para o mar do Império Austríaco, Trieste foi objeto de investimento e desenvolveu-se tornando-se, em 1867, capital da região do Litoral Adriático do lmpério (o "Küstenland").
Em 1914, estourou a Primeira Guerra Mundial e Trieste foi um importante posto militar austríaco. Inicialmente aliado ao Império Austro-húngaro e ao Reino da Prússia, em 1915 o Reino da Itália rompeu com o pacto de aliança (após o acordo de Londres) e seguiu em direção às terras "italianas" do Império Austro-húngaro, procurando invadi-las rapidamente.
Com as ofensivas italianas e inglesas na região e com o fim da guerra, em 1918, o Reino da Itália ocupou as províncias meridionais do Império Austro-húngaro e imediatamente deu início a um processo de nacionalização (italianização), com tentativas de absorção cultural das minorias linguísticas pela parte italiana. Nasceu assim nesta terra o chamado "Fascismo de fronteira", precursor daquilo que seria depois o fascismo a nível nacional.
No período que vai do armistício ( 8 de Setembro de 1943) ao imediato pós-guerra, Trieste foi o centro de uma série de vinganças que marcaram profundamente a história da cidade e da região circundante e suscitam ainda hoje acesos debates. Durante a ocupação nazista a Risiera di San Sabba - hoje Monumento Nacional - foi utilizada como campo de prisioneiros e de passagem para os deportados para a Alemanha e Polónia e campo de detenção e eliminação de  partigiani italianos e eslavos, dissidentes políticos e judeus.
A Risiera foi o único  campo de concentração na Itália e na Europa Meridional, munido de forno crematório, posto em funcionamento em 4 de abril de 1944.
Em 30 de Abril de 1945 insurgiu-se o Comité de Libertação Nacional CLN de Trieste, apenas um dia antes da chegada das forças iogoslavas.  As tropas alemãs resistiram até à tarde de 2 de maio, rendendo-se somente quando chegaram à cidade os primeiros soldados  neozelandeses. O exército iugoslavo manteve o controle de Trieste até ao dia 12 de Junho  (os quarenta dias de Trieste), durante os quais ocorreram execuções sumárias. Não apenas os cadáveres mas também os vivos eram atirados nas foibe, cavidades cársticas abundantes na região, para que ali morressem de fome. Posteriormente os Aliados assumiram o controle da cidade.
As reivindicações jugoslavas e italianas bem como a importância do porto de Trieste para os Aliados foram o motivo para, em 1947, sob a égide da ONU, a instituição do "Território Livre de Trieste " (TLT), na prática um Estado em si. Pela impossibilidade de nomear um Governador escolhido em acordo entre anglo-americanos e soviéticos, o TLT permaneceu dividido em duas zonas de ocupação militar: a Zona A administrada pelos Aliados e a Zona B administrada pelos jugoslavos. Esta situação continuou até 1954 quando o problema foi resolvido simplesmente dividindo o território livre de Trieste segundo as duas zonas já designadas: assim, a Jugoslávia chegou até aos montes da periferia da cidade. Tal situação provisória foi em definitivo resolvida só em 1975, com o Tratado de Osimo entre a Itália e a então República Socialista Federal da Jugoslávia.





Rua Santo Anastácio/ Hotel B&B Trieste









Riva Tre Novembre.








Riva Tre Novembre.








Riva Tre Novembre.








Riva Tre Novembre.








Palácio Carciotti.






Riva Tre Novembre.








Riva Tre Novembre.







Riva Tre Novembre.








Foto – FB de Teresa Cruz








Riva Tre Novembre.








Palácio Gopcevich.








Riva Tre Novembre.







Palácio Carciotti.
































Praça Unitá d’Itália.







Praça Unitá d’Itália.







Praça Unitá d’Itália.








Palácio do Governo/Praça Unitá d’Itália.








Prefeitura de Trieste/Praça Unitá d’Itália.












Prefeitura de Trieste/Praça Unitá d’Itália.








Praça Unitá d’Itália.








Praça Unitá d’Itália/Fonte quatro Continentes.








Palácio do Governo/Praça Unitá d’Itália.
















Scala Dei Giganti.








Praça Unitá d’Itália.









Praça Unitá d’Itália.







Sem comentários:

Enviar um comentário