terça-feira, 1 de agosto de 2017

Alessandria







Situada nas planícies entre os rios Tanaro e Bormida, Alessandria ou Lissandria é uma das maiores cidades do Piemonte, repleta de charmosos palácios, monumentos e igrejas medievais que testemunharam importantes fatos da história italiana e europeia.
Historicamente conhecida como uma fortaleza militar devido à sua posição estratégica entre Turim, Milão e Génova, a cidade foi muito disputada na antiguidade e esteve envolvida em  conflitos durante séculos. 
Alessandria foi fundada em 1168 sobre uma pequena vila chamada Civitas Nova, tendo seu nome sido alterado para Alessandria em homenagem ao Papa Alexandre III, que era um adversário do Imperador Frederico Barbarossa do Sacro Império Romano.  
Em Alessandria nasceu  o famoso escritor Umberto Eco, autor de premiadas obras como "O nome da Rosa". Segundo uma lenda contada pelo escritor, Alessandria foi cercada pelo exército imperial em 1174. Não conseguindo invadir a cidade, o exército do imperador resolveu manter o cerco até que não houvesse mais comida e a cidade se rendesse. 
Em Alessandria há um monumento dedicado à tragédia do holocausto, que é representado por um vagão de comboio semelhante àqueles que foram usados para levar os judeus deportados até aos campos de concentração. Dentro há um sistema multimédia que permite ao visitante aprofundar as questões da deportação e lembra dezenas de judeus que foram levados de Alessandria para nunca mais voltarem. 
Em torno da Piazza Libertà, que marca o coração da cidade, há vários palácios como o Palatium Vetus que foi o centro da vida política e judiciária na época medieval. Foi construído em 1170 logo após a fundação da cidade. 
Desde o início da cidade a aristocracia reunia-se no Palazzo Cavigliani. Isso fez surgir nobres residências nas imediações, como o Palazzo Guasco que era a mansão da família do Marquês Ludovico Guasco. Construída em 1723 e posteriormente acrescida de um teatro, tornou-se a mais ilustre residência da cidade e o centro da vida social da época. 





Rua Camillo Cavour.







Hotel Alli Due Buoi Rossi.







Hotel Alli Due Buoi Rossi.







Rua Cremona.







Rua de Bruno Emílio.







Catedral de São Pedro.







Catedral de São Pedro.







Catedral de São Pedro.







Catedral de São Pedro.







Catedral de São Pedro.







Praça da Liberdade.







Praça da Liberdade.







Praça da Liberdade.







Praça da Liberdade.







Rua Trotti.







Rua Alessandro III.







Rua Alessandro III.







Rua Alessandro III.











Sem comentários:

Enviar um comentário